top of page
Buscar

Onde a selva encontra o mar

Bastidores de um mês inesquecível de filmagens neste paraíso onde a selva encontra o mar para produzir o doc Locais de Pavones - em exibição no canal OFF.



O ronco do swell, as esquerdas da vida, as tardes de chuva com os amigos, o grito agudo das araras, o arrasto das iguanas no nosso telhado, o som inconfundível das baleias, o verde do quintal de selva, o sorriso Pura Vida dos locais. Estes foram alguns dos ingredientes básicos que fizeram deste um mês de filmagens pra lá de inesquecível.


Escondida no final da estrada da Costa Rica, em um dos lugares de maior biodiversidade do mundo, essa pequena vila de pescadores vê sua tranquilidade abalada quando o swell faz quebrar perfeitamente uma das ondas mais extensas do planeta.

Mais de 1km de perfeição

Com mais de 1 quilômetro, esta longa esquerda movimenta o turismo local atraindo gente de todas as partes do mundo e já moldou inúmeros talentos dentro d’água. Desde que filmei meu 1º documentário da série LOCAIS em Fernando de Noronha, sempre tive a vontade de voltar à Pavones e registrar o quão magico é esse lugar e seus surfistas. Ao contrário da parte mais turística da Costa Rica, a distante Pavones permanence como um reduto dos mais aventureiros e não mudou quase nada desde a minha primeira surf trip..


Entre os pontos altos deste mês inesquecível estão uma trilha longa com ameaça de chuva para filmar duas cachoeiras incríveis (uma de frente para o mar) e a sorte de registrar 3 generosas ondulações em um mês neste paraíso, com direito `a um swell de 10 pés. E, depois de muitos dias filmando, enfim subiu pra mim aquela onda que faz suas pernas cansarem de tão longa. Se você conseguir passar a 1ª sessão, se abre uma pista veloz e tão extensa que é possível sentir a vibe boa dos outros surfistas pelo caminho, a parede d’água lambendo as quilhas a cada manobra e saciar por quase um minuto o vício de liberdade que o surf traz. E surfar Pavones entre os locais dia após dia me ajudou a entender cada vez melhor o amor e respeito deles por esta onda - algo especialmente útil para tentar traduzir isso da melhor forma na montagem do documentário.


Quantas pessoas incríveis cruzaram o nosso caminho abrindo portas para me ajudar a contar histórias inspiradoras ao lado da minha parceira de aventuras Michele Roth, superando todas as nossas expectativas para mostrar que paraísos como este devem permanecer intocados pela voraz sede do progresso desordenado. Por aqui, como sonhamos em ver na nossa já tão maltratada Amazônia, a natureza ainda tem prioridade para progredir. E é esta a magia de Pavones que temos fé, pode manter este refúgio verde e azul protegido por muito tempo.



Estes 30 dias filmando e absorvendo o melhor deste estilo de vida dos sonhos têm um cantinho especial na memória. Deixo aqui registrado um obrigado especial `a amiga brasileira Luciana Guglielmone, que conheci na minha 1a viagem `a Pavones e virou a nossa produtora local indicando as histórias mais incríveis do lugar que ela chama de casa há mais de dez anos. Sem a ajuda dela, dos nossos personagens e de cada um desta lista de créditos nada disso seria possível.


Pura Vida, mae!


DIREÇÃO, ROTEIRO E MONTAGEM: Lorena Montenegro

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Michele Roth

PRODUÇÃO LOCAL: Luciana Guglielmone

IMAGENS: Lorena Montenegro & Michele Roth

IMAGENS AQUÁTICAS: Michele Roth

IMAGENS AÉREAS: Colin Briers & Gael Contal

IMAGENS ADICIONAIS: Brittany Castillo

TRILHA SONORA & DIREÇÃO MUSICAL: Pablo Dominguez

FINALIZAÇÃO: Fernanda Amorim

PRODUÇÃO: Moana Filmes

VEICULAÇÃO: Canal OFF


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page